Manual do aluno

Este manual objetiva orientar o aluno a usar os recursos tecnológicos para acompanhar este curso. É necessário que cada aluno do curso leita atentamente todas as instruções aqui disponíveis para entender a dinâmica do curso e saber como efetivamente participar do curso. 

1. Este manual

Este manual objetiva dar-lhe o mínimo de informação para que você entenda, de forma sucinta e objetiva, como operacionalizar sua rotina de estudos usando os recursos disponibilizados no curso.

O primeiro recurso a ser considerado é o próprio manual que você está lendo agora. Ele é composto por capítulos e seções, como indicado abaixo. Cada página do manual tem links nos cantos direito inferior e superior, no formato de setas, que servem para você navegar para frente e para trás na sequência de páginas.

Note que a página que você está lendo neste momento é a primeira da sequência apresentada acima. Por isso que só tem seta para frente, pois se trata da primeira página do manual.

Já a última página tem a seta para navegar para trás e ir para a penúltima página, além da seta para cima, como indicado na última página, exemplificado acima, que leva o aluno para sair do manual e voltar para a página da disciplina.

Caso você queira navegar entre páginas não consecutivas diretamente, ou seja, sem passar página por páginas através dos links das setas indicadas acima, basta usar o menu de salto, acionado pelo ícone [+] como indicado na seta vermelha abaixo.


Ao clicar no ícone indicado acima, o menu de salto surge com os links diretos para todas as páginas do manual, permitindo navegação direta de uma página para qualquer outra. Na imagem acima também é indicado pela seta azul o par de setas de navegação que levam o aluno para a página anterior ou para a próxima página do manual.

Agora que você sabe como usar este manual, siga em frente e explore todo o conteúdo aqui disponibilizado para ter um melhor aproveitamento do curso.